Promotor
Câmara Municipal de Ílhavo
Sinopse
Duas pessoas sobrevivem numa ilha há muitos anos. Outras quatro pessoas num bote, no meio do mar, avistam a ilha ao longe. Várias revelações estão por vir. Ou não. Mas nem a solidão nem o amor são fáceis de conter ou de expor.
Em Duas pessoas & uma ilha sozinha, Ondjaki faz ressoar os despojos da guerra. A partir de uma partitura delicada, num vai-vem de ondas, ecoam vozes sobre a experiência de estar só, sobre o que fazer com a memória, sobre a possibilidade do amor. Aqui, passado, presente e futuro confundem-se, tal como os peixes sonham, e as mães moram no mar.
Informações Adicionais
O PANOS – palcos novos palavras novas é um projeto do Teatro Nacional D. Maria II que promove e valoriza o teatro juvenil em Portugal e as novas dramaturgias. Um projeto onde se lê, se faz e se apresenta teatro de e para jovens dos 12 aos 19 anos.
Em cada edição, encomendamos três peças a alguns dos escritores contemporâneos mais empolgantes. Na edição de 2023, os jovens apresentarão textos originais de André Tecedeiro (O Ensaio), Djaimilia Pereira de Almeida (Irene) e Ondjaki (Duas pessoas & uma ilha sozinha).
Na Odisseia Nacional, o Festival PANOS acontece em Ílhavo, em parceria com o 23 Milhas, projeto cultural deste município. Uma celebração coletiva e intensa da experiência teatral ao longo de três dias, nos quais serão apresentados ao público seis dos espetáculos criados, na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias (Gafanha da Nazaré). No dia 27 de maio decorre ainda o lançamento do livro PANOS 2023, na Casa da Cultura de Ílhavo, e uma festa no Cais Criativo da Costa Nova
FICHA ARTÍSTICA
texto Ondjaki
encenação Patrícia Soso
elenco Anaíce da Silva, Leonor Canteiro, Margarida Coelho, Rebeca Antunes, Rui Pinheiro, Miguel Conde, Nicole Junqueira, Matilde Viola
desenho de luz Daniel Gonçalves
desenho de som Patrícia Soso
operação Patrícia Soso e Telma Antunes
guarda-roupa e cenografia Grémio Dramático Povoense
produção Grémio Dramático Povoense
realização Palco - Escola de Teatro do Grémio