Promotor
Município de Lagoa
Breve Introdução
11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa
Estamos na presença do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, que começa a fazer história como um sustentado momento da vida cultural da Câmara Municipal de Lagoa e para o qual contribuem, de forma significativa, o seu Presidente Dr. Luís Encarnação e a sensibilidade e empenho da senhora Vereadora da Cultura Prof. Ana Cristina Martins.
Como responsável pela Direção Artística do Festival, procurámos, mais uma vez, enquadrar a música de excelência dos artistas convidados nos locais de referência que representam o património paisagístico, monumental e turístico do Concelho de Lagoa e, em simultâneo, não perder de vista a integração do Festival no espírito que o Município valoriza como eixo estratégico: Lagoa Cidade Educadora.
Este ano temos como singular novidade, duas grandes e interessantes iniciativas:
- A Exposição «Músicas de Ver» com a apresentação, culturalmente valiosa, dedicada ao tema: Alaúdes do Mundo que decorrerá de 21 de Setembro a 3 de Novembro de 2024 no Auditório Carlos do Carmo;
- Dia 1 de Outubro – Dia Mundial da Música – também no Auditório Carlos do Carmo e para encerramento do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, o espetáculo que denominamos de «Irish Celtic Night», “Uma Noite Celta”.
Estas duas iniciativas têm o alto patrocínio da DGArtes,
Sob o ponto de vista estritamente musical propomos, como sempre, a conjugação de várias sonoridades e géneros musicais, reconhecidos na prática artística contemporânea e que nos fala da Guitarra, dos seus intérpretes e da sua música.
Sinopse
—DUO MATTEOLI- PARDINO -MÚSICA ANTIGA. FLAUTA DE BISEL- ALAUDE (duração 40 minutos)
Giorgio Matteoli é licenciado em violoncelo, flauta de bisel e música de câmara. É o fundador e diretor solista do conjunto italiano de instrumentos antigos Festa Rustica, com uma vasta e premiada coleção de discos que inclui também muitas estreias mundiais: como os concertos para flauta e cordas dos napolitanos Niccolò Fiorenza e Francesco Mancini, sonatas para violoncelo e baixo contínuo de James Cervetto e as composições de música sacra desconhecida do compositor veneziano Francesco Antonio Vallotti. Apresentou-se como solista em Itália, França, Japão, Alemanha, República Checa, República Românica, Macedónia, Albânia, Israel, Turquia, Roménia, Monte Carlo, Espanha.... É professor de flauta de bisel e violoncelo barroco no Conservatório do Estado "O Respighi" de Latina, onde é também coordenador do Departamento de Música Antiga.
Mauro Pinciaroli formou-se no Conservatório G. Verdi de Milão e, mais tarde, especializou-se na Accademia Chigiana de Siena, na Universidade de Graz, na Universidade de Málaga, no Conservatório da Suíça Italiana, na Universidade de Viena e no Pontifício Instituto Ambrosiano de Música Sacra.... Tem publicações nas edições Bruno Mondadori e Bongiovanni. Desde 1999 tem sido premiado em diversos concursos de interpretação nacionais e internacionais, conquistando ao longo dos anos doze primeiros prémios. Atua regularmente como guitarrista e alaúde em conjuntos de câmara e orquestrais em Itália e no estrangeiro, colaborando com alguns dos mais importantes artistas internacionais do setor. Desde 2022 é professor nos Conservatórios do Estado.
15 minutos intervalo
—CANARY GUITAR QUARTET (duração 40 minutos)
Composto por Samuel Delgado, Luis Alejandro García, Tomás Fariña e Fran Yanes, Canary, os Guitar Quartet estrearam em 2017. Participaram em vários concursos de música de câmara em que obtiveram importantes prémios, como o Primeiro Prémio no Concurso de Música de Câmara do Festival Internacional de Guitarra “Ciutat d’Elx” em 2018, o Primeiro Prémio e o Prémio para melhor interpretação de uma obra de Autor canário no Prémio de Música de Câmara “María Orán” em 2020, Terceiro Prémio no Pleven Guitar Festival em 2020 (Bulgária) e finalista, como único representante espanhol, no Concurso Internacional de Música de Câmara “La Follia Nuova” em 2021 (Itália). Atualmente têm dois álbuns no mercado “21” e “Pintmaderas”, este último recebeu a distinção de excelência “Melómano de Oro”. Realizaram diversas digressões, destacando-se o prestigiado Festival en Paralelo del Festival Internacional de Música das Canárias. Em dezembro de 2023 recebem a importante notícia da nomeação para os Prémios de Música das Canárias no Categoria “Melhor Obra em Música Clássica”.